O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

As primeiras transmissoes para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos Estados Unidos.

No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio, a lei foi revogada por Francisco de Sá , e a primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Sobre este fato o Jornal do Recife (já extinto) noticiou no dia 7 de abril de 1919:


Em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil, o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da BélgicaAlberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário da Independência no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em NiteróiPetrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado.

No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. Essa transmissão é tida como a pioneira, no âmbito oficial. Porém a emissão radiofônica pioneira deu-se no Recife, em 1919, através da Rádio Clube de Pernambuco. Em abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é inaugurada, sob a direção de Edgar Roquette Pinto, e é reconhecida como a primeira rádio do Brasil, no entanto, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco, já operava com um transmissor de 10 watts..

RÁDIO WEB BRASIL DIGITAL – O MUNDO TODO ESTÁ OUVINDO!

Desde o dia 08 de Dezembro de 2006, a Web Rádio Brasil Digital  está no ar, via Internet, durante as 24 horas do dia, transmitido uma programação exclusiva de musica popular brasileira.

São mais de 11 anos de atividades ininterruptas, e isso nos dá muita credibilidade perante os internautas que nos acessam diariamente.

A nossa programação é bem variada e nos orgulhamos em não repetir uma musica durante o dia. Aqui o internauta ouve sucessos antigos e os grandes nomes  da MPB, bem como sambas e pagodes, as musicas mais tocadas no momento,  .

Diariamente das 06 hs as 07 hs a Web Rádio Brasil Digital apresenta uma hora de  sucessos Sertanejos Universitário.

Nosso site é atualizado diariamente nas primeiras horas do dia. Nele  são inseridas  as principais noticias do momento, além de um  plantão 24 horas,  destacando  os acontecimentos em cima da hora.

Este era um estúdio de Rádio de Antigamente 

                                      Este é um estúdio de uma Rádio atualmente

Antigamente costumava-se dizer "Vamos assistir no rádio"

Tenha você também a sua rádio